Você está em http://www.polivet-itapetininga.vet.br GPI MHAV Outras Orto Molecular

 

 

Medicina Orto Molecular

"Os conceitos de Medicina Ortomolecular e Oxidologia têm de ser vistos como uma contribuição para a ciência médica e não como um procedimento substituto". - dr. Efrain Olszewer - MD

A MOM - Medicina OrtoMolecular tem como objetivo básico manter o equilíbrio das moléculas que compõe nosso organismo. O termo ortomolecular vem da união de duas expressões no idioma grego: orto que significa equilíbrio e molecular que nominam as moléculas de nosso organismo,

"Somente podemos falar em saúde quando temos as moléculas de nosso organismo em constante equilíbrio." - Linus Pauling (o pai da medicina ortomolecular - 1960)

Basicamente a MOM trabalha com o equilíbrio dinâmico das células, sua nutrição, em minerais, vitaminas, aminoácidos, e a excreção , principalmente das chamadas EROs - Espécies Reativas de Oxigênio, que engloba os radicais livres.

A MOM também trabalha com os eliminadores de radicais livres, como o EDTA (Acido Etileno Diamino Tetra Acético) e DMSO (Dimetilsulfoxido).

O trabalho da MOM é o de estabelecer como paciente a célula, não o indivíduo como um todo. O indivíduo será tratado pelos outros setores da medicina, enquanto que a MOM estará buscando, através do fornecimento de fórmulas balanceadas de compostos a base de antioxidantes, vitaminas, minerais e aminoácidos, nutrir adequadamente e auxiliar no trabalho de excreção de metabólitos celulares.

Ofereceremos um exemplo de postura MOM, na fórmula de ativação metabólica e alívio de distúrbios da pele, a qual associa 100mg de zinco a 250mg de ácido ascórbico, em cápsulas. Esta mistura deve ser associada a 5mL de Óleo de Fígado de Bacalhau, uma excelente fonte nmatural de vitaminas A e D e ácidos graxos essenciais (EPA e DHA),

Embora tenhamos consciência de que as boas rações contenham os nutrientes necessários, o estudo da MOM nos mostra que, em determinadas situações de estresse um aporte a mais de alguns componentes pode melhorar em muito a saúde molecular de nosso paciente, o que nos faz intuir que no doente as necessidades podem se mostrar superiores àquelas apreciadas no indivíduo são.