Você está em http://www.polivet-itapetininga.vet.br GPI PIPCOV Clínica Cirurgica Criocirurgia

 

Criocirurgia Veterinária

Nossa História na Criocirurgia

Em Itapetininga, 24 de setembro de 2008 resolvemos contar esta história, pois imaginamos que hajam muitos MV - Médico Veterinário - com problemas semelhantes aos nossos, e que podem encontrar aqui uma excelente resposta.

Montamos uma comunidade no Orkut Crio Terapia Veterinária para o publico geral, e para os médicos veterinários e estudantes de medicina veterinária uma lista de e-mails. Se você é médico veterinário, participe da comunidade Crio Cirurgia Veterinária. Mande um e-mail para:

crio_vet-subscribe@yahoogrupos.com.br

A Crio terapia é também chamada de crio cirurgia. Ocorre que dentro da veterinárai é um meio muitíssimo pouco empregado no Brasil, até por que é pouco divulgada. Nossa equipe acreditava envolver a aquisição de grandes equipamentos, não conheciamos o sistema portátil, como o Cryo-Ac, que hoje utilizamos.

 

O MV -médico veterinário- não é exatamente o empresário da saúde humana, que dispõe de quase infinitos recursos para investir, mas acabamos por não ter acesso a itens que poderíamos ter, por falta de divulgação.

Alpha, um poodle toy, pertencente à nossa família desde seus 20 dias de idade, acabou ficando com uma lesão crônica infra orbitário. Tratamos mas não conseguimos os resultados esperados.

Poodles têm um problema crônico de lacrimejamento, o que, inclusive, produz uma mancha escura (cor de ferrugem), infra orbitária. Acontece que esta agressão se transformou em uma lesão ulcerada, agravando ao passar do tempo.

Inicialmente entramos com própolis, ótimo para as manchas escuras dos poodles, mas não resolveu. Tentamos limpar ao dia, aplicar água de calêndula, alecrim, abacate e arnica, mas também não resolveu. Passamos a uma químio cauterização seguida de uma termo cauterização, a quente, profunda, mas nada mostrou resultado.

 

As lesões de Alpha antes da crio cirurgia.

Cheguamos a pensar em eutanásia... A coisa estava feia para o lado de nosso amiguinho, quando Raoní, o filho mais velho, formando Médico Veterinário pela USP, sugeriu a crio cirurgia.

Pela aparência da lesão, imaginamos se tratar de carcinoma, talvez um epidermóide. Neste caso a crio cirurgia seria a mais indicada. Fizemos uma biópsia e mandamos para ser feito um exame anatomo-patológico.

Começamos, entã,o a pesquisar na Internet sobre as possibilidades, completamente cego, até que cheguamos à CRY-AC® . Solicitamos um orçamento. Breve estávamos com o conjunto em casa.

Como parte do Kit do equipamento, recebemos informações em CD, que nos ajudou muito. Estudamos alguns trabalhos, como o Trabalho de Genilson Fernandes de Queiroz, sobre Estudo clinico da Eficácia da Criocirurgia no tratamento de pele e/ou partes moles de cães e gatos.

Você tem de comprar o nitrogênio para poder utilizar o Cryo-Gun, não se esqueça.

Antes de aplicarmos o nitrogênio em Alpha, decidimos aprender adequadamente. Para isso utilizamos maçãs e laranjas, para os exercícios iniciais.

 

Note na maçã a variação de diâmetro de congelamento provocada por diferentes ponteiras. A ponteira maior "A", o maior diâmetro.
O diâmetro diminui quando diminuímos o calibre da ponteira.
Todas marcas realizadas com um minuto de aplicação e 1 cm de distância.

Depois passamos a pacientes com quadros mais simples, como papilomas (verrugas), para somente depois de pegar certa prática, aplicarmos em Alpha.

 

Fizemos a cirurgia, foi um sucesso.

Como a lesão é muito próxima ao globo ocular, resolvemos cobrir o olho de Alpha com vaselina sólida, evitando o congelamento do globo. Também utilizamos uma espátula, que, ideamente deve ser de madeira, por ser excelente isolante térmico. Depois da cirurgia é só remover a vaselina, e evitando o congelamento do globo.

 

A cirurgia é muito limpa, não há cortes, não se utiliza bisturi, não há contaminação cirúrgica, mas temos de tomar cuidado. O congelamento somente mostra seu efeito cerca de 60 minutos após finda a cirurgia. Como se tratava de caso de carcinoma (malígno), tivemos de aplicar dois procedimentos de congelamento, com intervalo de 15 minutos de descongelamento entre eles.

 

Alpha, em um colchãozinho, descansando no pós cirúrgico e após 80 dias da cirurgia.

A cicatrização foi ótima. Formou-se crostra, mas não a removemos. Lavamos o local duas vezes ao dia com ácido bórico a 3%.

Decidimos, então, publicar este depoimento. Cremos que se os colegas, médicos veterinários soubessem como é simples e acessível a crio cirurgia a utilizariam muito mais. Este é um relato inicial, conforme as lesões de Alpha forem cicatrizando, manteremos a publicação de seu caso.

Qualquer dúvida, entre em contato.

Separamos alguns vídeos sobre criocirurgias.


Entre em contato com nossa empresa:

Telefones: 15 - 3272 6992
                         3272 1991

Celulares:
9773 1737 - Dr. Canal
9714 3284 - Dra. Maialú

Email:polivet@polivet-itapetininga.vet.br
sac@polivet-itapetininga.vet.br

MSN:polivet-itape@hotmail.com

Skype: polivet-itapetininga